Google search engine
InícioCenários SociaisCrise hídrica e gestão da água em São Paulo

Crise hídrica e gestão da água em São Paulo

Logo da Rádio USP

As chuvas de setembro contribuíram para melhorar os níveis dos reservatórios de água da Região Metropolitana de São Paulo, mas ainda não foram suficientes para restabelecê-los plenamente. Segundo a arquiteta e urbanista Raquel Rolnik, a Sabesp tem adotado a Gestão da Demanda Noturna (GDN), que reduz a pressão da água durante a noite para diminuir perdas na rede. “De toda a água tratada que é distribuída aqui na região metropolitana de São Paulo, 30% é perdida”, afirma. Para a professora, a maior parte dessas perdas ocorre por vazamentos e problemas na rede de distribuição.

Rolnik critica os efeitos da redução da pressão sobre a população, especialmente os moradores que não têm caixas-d’água ou vivem em regiões mais altas e periféricas. Segundo ela, essas pessoas podem ficar sem abastecimento durante a noite e enfrentar problemas como baixa pressão e água suja quando o fornecimento é retomado. A professora lembra que, na crise hídrica de 2014 e 2015, uma das principais estratégias foi estimular a economia de água por meio de descontos na conta. “Quem diminuía o consumo médio em mais de 20% tinha 30% de desconto”, explica. A campanha chegou a gerar uma economia de 11 bilhões de litros de água por mês.

Para Rolnik, além da redução do consumo, a estratégia adotada na época contribuiu para criar uma cultura de economia de água e incluiu a distribuição de caixas-d’água para famílias que não tinham reservação. Ela questiona a opção atual pela redução da pressão e defende medidas que estimulem diretamente a população a economizar. “Nós temos que entender e economizar e fazer parte da cultura”, afirma. A professora também critica o modelo de gestão da Sabesp e questiona os efeitos da privatização sobre as políticas de enfrentamento da crise hídrica.

ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Mais populares

Publicidadespot_img